A Vienda utiliza os cookies para personalizar anúncios, gerar dados estatísticos e garantir que você tenha a melhor experiência possivel. Saiba mais.

Política de Exclusão de Dados

Última atualização: 08 de abril de 2024

A VIENDA NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, está comprometida com a proteção de dados e informações pessoais que são compartilhados pelos usuários conforme definido abaixo. Essa política define como os dados são protegidos nos processos de coleta, registro, armazenamento, uso, compartilhamento, enriquecimento e eliminação, para além da Lei no 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).

1 - Documentos que podem ser armazenados pela Vienda

1.1 - Carta de crédito

1.2 - Certidão de casamento e averbações

1.3 - Certidão de nascimento

1.4 - Certidões negativas, fiscais, federais, trabalhistas, cíveis

1.5 - Comprovante de pagamento de condomínio

1.6 - Comprovante de pagamento de IPTU

1.7 - Comprovante de pagamento de ITBI

1.8 - Comprovante de residência

1.9 - Contrato social e a última alteração consolidada

1.10 - CNH

1.11 - CPF

1.12 - Demonstrativo de pagamento de pensão, se aposentado o

1.13 - Documento de declaração de origem de valores

1.14 - E-mail (endereço eletrônico)

1.15 - Extrato bancário

1.16 - Extrato do FGTS

1.17 - Foto Selfie

1.18 - Holerite dos últimos meses

1.19 - Imposto de renda do último exercício financeiro com o protocol

1.20 - Matrícula do Imóvel obtida em base pública

1.21 - RG

1.22 - Telefone

1.23 - Qualquer outro documento relacionado ao objeto da contratação.

2 - Do direito a eliminação de dados

O direito a eliminação de dados aparece no artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados, que estabelece que o Usuário pode solicitar à Vienda - Controladora, a qualquer momento, mediante requisição os seguintes tópicos:

2.1 - Acesso e correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados

2.2 - Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou em desconformidade com a LGPD

2.3 - Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviços ou produtos

2.4 - Revogação do consentimento

2.5 - Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular.

Fato é que os itens acima tem uma ressalva. O artigo 16 enumera as hipóteses em que a eliminação dos dados pessoais não serão atendidas.

Considerando ainda que os casos excepcionais são:

  • - Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pela Vienda
  • - Estudo por órgão de pesquisa (garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais)
  • - Uso exclusivo da Vienda, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados

3 - Da disponibilização da matrícula do Imóvel obtida em base pública

Quanto à matrícula, a Vienda informa que, para o cumprimento de sua atividade principal, divulga informações relevantes sobre os imóveis contidos em seu Site, em conformidade com o disposto no artigo 7o, inciso IX, §§ 3o e 4o, da Lei no 13.709/2018. Destaca-se que as informações disponibilizadas sobre os imóveis divulgados foram obtidas em bases públicas, para a finalidade específica de dar ciência ao potencial comprador sobre a real situação jurídica do imóvel, não devendo ser utilizadas por quaisquer dos interessados, em hipótese alguma, para outras finalidades.

Ressalvamos, ainda, que a eliminação dos dados pessoais não será atendida quando importar na paralisação de divulgação da matrícula em nosso Site, isto, pois, conforme dispõe o princípio da publicidade do Direito Registral, a coleta, o armazenamento e o compartilhamento de dados inseridos na cadeia dominial do imóvel são inerentes ao exercício do direito de propriedade, não se aplicando a exceção prevista no inciso IX, do art. 7o da LGPD aos titulares cujos dados estejam inseridos na matrícula do imóvel.

Portanto, em caso de solicitação de exclusão, a Vienda irá analisar o caso através do e-mail: [email protected], observando que, quando forem referentes à disponibilização da matrícula, bem como necessários para o cumprimento de obrigações regulatórias ou legais do controlador, os dados não serão excluídos.

Importante esclarecer, ainda, os prazos médios de conservação armazenamento:

  • 05 anos para os dados relativos à gestão de pagamento
  • 10 anos para os dados fiscais (impostos, tributos e taxas)
  • 03 anos para os dados decorrentes do contrato de compra e venda
  • 06 meses para os dados de registro (log)

Encontre a melhor oportunidade e faça sua oferta!

Pesquise Aqui